terça-feira, 25 de setembro de 2012

Movimento SUJO (Grunge)



Grunge (às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle) é um subgênero do rock alternativo, que surgiu no final da década de 80 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle. É Inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. Os temas das bandas nomeadas grunge geralmente estão relacionados com letras cheias de angústia e sarcasmo, entrando em temas como a alienação social, apatia, confinamento e desejo pela liberdade. A estética grunge é despojada em comparação com outras formas de rock, e muitos músicos grunge foram observados por suas aparências desleixadas e pela rejeição da teatralidade.


O início do movimento grunge se agrupou em torno da gravadora independente Sub Pop, de Seattle, no final da década de 80. O grunge se tornou comercialmente bem-sucedido na primeira metade da década de 1990, devido principalmente aos lançamentos de Nevermind, do Nirvana e de Ten, do Pearl Jam. O sucesso dessas bandas impulsionou a popularidade do rock alternativo e fez do grunge a forma mais popular de hard rock na época. No entanto, muitas bandas grunge estavam desconfortáveis com esta popularidade. Embora a maioria das bandas grunge terem se separado ou desaparecem no final da década de 1990, sua influência continua a afetar o rock moderno.


O nome GRUNGE provem de um jargão usado em inglês, "grungy", que quer dizer sujo. Os sons imperfeitos, por exemplo em Nirvana, podem explicar um pouco esse nome, a rebeldia em si consistia também nas letras que como Kurt Cobain dizia, não tinha nenhum sentido, porém seus milhares de fãs procuravam enfatizar que existia algo ali, que ele estava fazendo a diferença principalmente em suas letras, que muitas das vezes diziam coisas sobre a morte, depressão, agressão e ate mesmo estupro e que levam seus fãs à loucura ate hoje.


Vinicius Cardoso - from BMusica

Nenhum comentário:

Postar um comentário